Criado por Jigoro Kano, que foi considerado o senhor dos esportes no Japão, onde se preocupava com a educação infantil e que se dedicou para que isso acontecesse através do judô espalhando sua doutrina para o resto do mundo.
Jigoro Kano conseguiu seu objetivo de educar crianças através do esporte em que criou, e que conseguiu também que o mesmo mantivesse sua filosofia até os dias de hoje.
Quando decidiu nomear sua nova arte, Jigoro escolheu o nome JUDÔ, cujo significado é “Caminho da Suavidade ou da Flexibilidade”, denominação que já era utilizada por uma escola da era Takugawa, o último Shogunato do domínio militar. Foi nesse período que se formalizou o Bushido (código de conduta exemplar dos guerreiros samurais) sendo que a idéia central do mestre Jigoro Kano era a de ressaltar esse mesmo caráter educativo e moral para a sua escola, por fim denominada Judô de Kodokan.
A idéia inicial era meramente a de reformar o Ju – Jitsu e não a de criar um novo método, Kano estava ciente dos defeitos, mas sentiu eliminando – os, o Ju – Jitsu poderia ser benéfico ao homem, não apenas como arte marcial, mas também como uma forma de educação física como de treinamento e disciplina espiritual, ou seja, uma preparação para a vida diária. Portanto, sabe-se que ele eliminou as
“Nada abaixo do Sol é maior do que a educação. Educando uma pessoa e mandando – a para a sociedade, ele contribuirá na extensão de uma centena de gerações à sua frente”.
“Judô é o caminho para o mais eficiente uso da força física e espiritual. Treinando ataques e defesas, você refina o corpo e a alma e ajuda a fazer do judô, uma essência espiritual do nosso ser. Desse jeito, você estará apto a aperfeiçoar – se e contribuir com algo para o mundo. Este é o objetivo final da disciplina do Judô”.
“Antes e depois de praticar o Judô ou realizar um combate, oponentes cumprimentam – se. O cumprimento é uma expressão de gratidão e respeito. Com isso você está agradecendo ao seu oponente a oportunidade que ele proporciona de aperfeiçoar sua técnica” Jigoro Kano (1860 – 1938)
As lutas são disputadas em que os oponentes devem ser sub – julgados mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusões, imobilizações ou exclusões de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam – se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade.
Analisando com atenção a definição da atividade de luta a ser proposta, o caráter pedagógico de organização do Judô Kodokan facilita seu aprendizado e como boa alternativa atende a questões quanto a atividades que propiciem o reconhecimento e a formação corporal. Outras questões que favorecem sua prática estão ligadas ao grande desenvolvimento da maioria dos grupos musculares e também as freqüentes recomendações médicas. Enquanto métodos de educação física, entre outros, benefícios podem ser citados como o autocontrole, a segurança, a perseverança e principalmente a disciplina que evidenciam a preocupação com a formação do ser integral.
Tendo em vista ainda que o judô seja um dos esportes com maior número de praticantes federados no mundo e que a maior parte destes encontra – se em idade escolar, supõem – se então ser fundamental que os profissionais de Educação Física devam estar preparados no mínimo para orientar adequadamente esse público.
Esta arte marcial de diferencia das outras artes marciais porque consegue atender crianças de todas as faixas etárias.
Especificamente em idade pré – escolar, as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades. Nesta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança.
· Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes;
· Pode melhorar a coordenação motora;
· Consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu “acervo” motor com essas experiências.
Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto – estima, sua autoconfiança e conseqüentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar, a criança está mais apta para receber e assimilar os estímulos, tanto motores como intelectuais. Por isso crianças que tem estimulação positiva nesta idade, muito positivamente serão adultos com bons desenvolvimentos motores, dinâmicos, ponderados, sociáveis, enfim, pessoas de bom senso, além disso, o Judô consegue interferir no caráter do praticamente, uma vez que esta arte tem sua filosofia voltada para o bem estar físico, mental e social.
O Judô também auxilia àquelas crianças que são extremamente tímidas e tem dificuldade de socialização. Apesar de ser uma modalidade individual, o Judô prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. O judô, nesse caso, deve ser usado como um meio para desenvolver a criança, tendo como objetivo final vencer a timidez e melhorar os relacionamentos. Outro cuidado que se deve ter com a prática, não só desta modalidade, mas de todas, é com a competição precoce, o objetivo maior nessa idade é incentivar e fazer com que a criança tome gosto pelas atividades físicas e principalmente pela modalidade.
O Judô atua desta forma como um meio para auxiliar o desenvolvimento das crianças, e sua prática deve refletir em casa, na escola e na vida social, possibilitando que seus praticantes tenham uma vida harmoniosa com seus semelhantes.
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